Escrito por 10:02 Geral Views: 36

Golpe do falso emprego: como se proteger de criminosos

Golpe do falso emprego: como evitar cair nessa armadilha

Saiba identificar os sinais de alerta e proteja seus dados pessoais

Você está procurando emprego?

O mercado de trabalho está cada vez mais competitivo, o que aumenta o risco de fraudes laborais.

Você sabe como identificar uma fraude laboral?

Se você não sabe, este artigo é para você. Aqui, você vai aprender a identificar os sinais de alerta de fraudes laborais e se proteger de criminosos.

1. Mudanças repentinas de comportamento

Explicação: Uma das mudanças de comportamento mais comuns em pessoas que estão sendo vítimas de uma fraude laboral é uma mudança repentina de humor. Elas podem ficar mais ansiosas, nervosas ou até mesmo deprimidas.

Se você perceber que seu amigo ou familiar que está procurando emprego está apresentando essas mudanças de comportamento, fique atento. Essa mudança de humor pode ser causada pela pressão de ter que pagar por um emprego que não existe, ou pela vergonha de ter sido enganado.

2. Falta de transparência

Em uma fraude laboral, os criminosos geralmente são muito vagos sobre os detalhes da oferta de emprego. Eles podem não fornecer informações sobre a empresa, o cargo ou o salário.

Exemplo: Se você receber uma oferta de emprego que é muito vaga, desconfie. Os criminosos geralmente não querem dar muitas informações sobre a empresa ou o cargo porque não querem que a vítima descubra que a oferta é falsa.

3. Solicitação de pagamento

Em uma fraude laboral, os criminosos geralmente pedem dinheiro para a vítima. Eles podem dizer que precisam do dinheiro para pagar taxas de inscrição, treinamento ou materiais.

Exemplo: Se você for solicitado a pagar alguma quantia de dinheiro para conseguir um emprego, desconfie. Os criminosos geralmente pedem dinheiro para a vítima para que eles possam continuar a enganar outras pessoas.

4. Solicitação de informações pessoais

Em uma fraude laboral, os criminosos geralmente pedem informações pessoais da vítima. Eles podem pedir o número do CPF, o número da conta bancária ou o número do cartão de crédito.

Exemplo: Se você for solicitado a fornecer informações pessoais, desconfie. Os criminosos usam as informações pessoais da vítima para cometer outros crimes, como roubo de identidade ou fraude financeira.

5. Oferta de emprego muito boa

Em uma fraude laboral, os criminosos geralmente oferecem um emprego muito bom, com salário alto e benefícios.

Exemplo:  Se você receber uma oferta de emprego que é muito boa para ser verdade, desconfie. Os criminosos oferecem empregos muito bons para atrair vítimas.

Conclusão

O que fazer se você suspeitar de uma fraude?

Se você suspeitar de uma fraude laboral, o melhor a fazer é parar de responder às mensagens ou e-mails do criminoso. Você também pode denunciar o golpe às autoridades.

Se você está procurando emprego, fique atento às fraudes laborais. Siga as dicas deste artigo para se proteger de criminosos.

Bônus:

Aqui estão 3 sites de empregos legítimos:

Esses sites são bem conhecidos e confiáveis, e oferecem uma ampla variedade de vagas de emprego. Eles também têm um sistema de verificação de empresas, para que você possa ter certeza de que as ofertas de emprego são legítimas.

Além desses sites, você também pode procurar emprego diretamente nos sites das empresas que você está interessado em trabalhar. Isso pode ser uma boa opção se você estiver procurando por um emprego específico.

Por fim, é importante lembrar que nenhum site de empregos é 100% seguro. É sempre importante ser cauteloso e fazer sua pesquisa antes de candidatar-se a uma vaga de emprego.

Lembre-se:

  • Nunca pague por um emprego.
  • Nunca forneça suas informações pessoais, como número do CPF ou número da conta bancária, para um empregador que você não conhece.
  • Desconfie de ofertas de emprego que são muito boas para ser verdade.
  • Pesquise a empresa antes de candidatar-se a uma vaga de emprego.
  • Denuncie qualquer suspeita de fraude laboral para as autoridades.

Espero que essas informações sejam úteis. Boa sorte na sua busca por emprego!

Leia mais: Proteja-se online: saiba como identificar e-mails falsos

(Visited 36 times, 1 visits today)

Última Modificação: 16/11/2023

Cerca