Escrito por 17:34 Dicas, Geral Views: 51

Identificando o proprietário de um número de celular

Identificando o proprietário de um número de celular

Determinar o proprietário de um número de celular pode ser um desafio, uma vez que não há registros públicos desses contatos. No entanto, descobrir essa informação pode ajudar a interromper ligações indesejadas, seja de pessoas ligando por engano ou empresas de telemarketing e cobranças insistentes, ou até mesmo auxiliar na devolução de um celular perdido. Existem algumas etapas que podem ser seguidas para identificar o dono de um número.

Localizando o proprietário de um número conhecido

Se o número que liga constantemente é identificado pelo seu celular, com DDD e tudo mais, fica mais fácil determinar quem está do outro lado da linha. Algumas abordagens comuns incluem:

Retornar a ligação

Embora pareça simples, retornar a ligação é o método mais básico para evitar o incômodo de ligações constantes do mesmo número. Se a pessoa atender e se identificar, seja amigável e explique por que você não deseja mais receber ligações. Isso vale tanto para indivíduos quanto para empresas.

Para aumentar as chances de que a ligação seja atendida, tente ligar de um número diferente do que está recebendo as chamadas. No entanto, alguns números comerciais podem ser programados para não receber ligações, tornando essa opção ineficaz.

Pesquisar o número em um mecanismo de busca

Tente pesquisar o número no Google, Bing ou outros mecanismos de busca. Muitas vezes, usuários e empresas divulgam seus números de contato por diversos motivos, e eles podem ser indexados. Nesse caso, a pesquisa pode fornecer informações precisas, como nomes, razões sociais e até endereços físicos.

Como alternativa, você pode usar serviços de busca associados à Deep Web, que são mais especializados e realizam pesquisas mais aprofundadas. No entanto, é necessário tomar precauções antes de acessar áreas mais obscuras da internet.

Investigar o número nas redes sociais

Se a pesquisa nos mecanismos de busca não for bem-sucedida, tente pesquisar o número no Twitter, Facebook e outras redes sociais. Essa abordagem é mais eficaz quando se trata de indivíduos, pois muitas pessoas vinculam seus números de telefone aos perfis de aplicativos.

Se o número for público, o Facebook associará um perfil a ele e exibirá essa pessoa nos resultados da pesquisa. Como alternativa, pesquise usando a frase: “meu número #número de telefone#”. Embora menos comum para empresas, essa estratégia ainda pode ser útil.

Consultar o número em listas públicas

Se o número de celular estiver associado a uma empresa, é possível que esteja incluído em sites de listas públicas comerciais, como TeleListas.net, Lista Amarela ou 102 Busca. No entanto, essa abordagem só será bem-sucedida se o número estiver vinculado a uma pessoa jurídica (empresa).

Adicionar o número ao WhatsApp

O aplicativo de mensagens também pode ajudar a identificar o proprietário de um número de celular. Adicione o número como contato no seu smartphone e atualize a lista no WhatsApp para visualizar o nome e a foto do perfil associado ao número.

Embora conveniente, essa estratégia só funcionará se a pessoa usar o aplicativo e permitir a visualização dessas informações por todos nas configurações de privacidade.

Identificando o proprietário de um número desconhecido

Em alguns casos, o número do celular que está ligando não pode ser identificado, sendo exibido como “chamada restrita”, “número privado”, “00000” ou similar. Nesses casos, determinar o proprietário do número se torna mais complexo, mas ainda é possível seguindo algumas etapas adicionais.

Utilizando aplicativos

Existem aplicativos, como Truecaller e Whoscall, disponíveis para iOS (iPhone), Android e consulta Web, capazes de identificar chamadas e mensagens privadas de SMS. Eles se baseiam em bancos de dados de números identificados como spam pelos usuários, tornando-os excelentes para identificar serviços de telemarketing indesejados.

Além de identificar chamadas, esses aplicativos também oferecem opções para bloquear ligações de números indesejados e podem identificar as operadoras às quais os números pertencem.

Contratando serviços adicionais das operadoras

A maioria das operadoras de telefonia móvel no Brasil oferece serviços adicionais pagos, que podem ser úteis para identificar chamadas anônimas. Alguns serviços, como retorno da última chamada e rastreamento de ligações, podem ser adquiridos separadamente. O primeiro permite retornar uma ligação para um número anônimo, enquanto o segundo encaminha a ligação diretamente às autoridades após o término da chamada. Ambos requerem a inserção de códigos específicos após a ligação indesejada e podem estar sujeitos a taxas, dependendo da operadora.

Outro serviço, chamado de armadilha de chamadas, geralmente gratuito, exige que o usuário registre dias e horários das ligações do número a ser identificado, pelo período solicitado pela operadora, para que ela possa identificá-lo pelo histórico de chamadas recebidas e contatar as autoridades.

Ações após identificar o proprietário do celular

O que fazer depois de descobrir o dono do número depende da natureza das chamadas ou do seu objetivo.

  • Se a chamada for de uma empresa interessada em vender produtos ou realizar cobranças incorretas, você pode solicitar a remoção do seu número das listas de telemarketing.
  • Se o indivíduo do outro lado da linha for uma pessoa física e a conversa for constrangedora, ofensiva ou mesmo ameaçadora, o mais apropriado é registrar um Boletim de Ocorrência. Com o número em mãos e um registro da chamada, é possível solicitar a quebra do sigilo telefônico junto à operadora por meio de uma ação judicial.

Nesses casos mais extremos, é aconselhável entrar em contato com um advogado ou a Defensoria Pública para receber orientação adequada, pois isso pode resultar em processos legais contra a pessoa que incomoda os outros pelo telefone.

Contrate um Detetive Virtual e obtenha resultados profissionais

Se você ainda não conseguiu identificar o proprietário do número de celular ou deseja uma solução mais rápida e eficiente, considere contratar um de nossos planos de pesquisa do Detetive Virtual. Nossos especialistas têm acesso a ferramentas e recursos avançados para obter informações precisas e confiáveis. Não perca tempo e garanta sua paz de espírito hoje mesmo!

(Visited 51 times, 1 visits today)

Última Modificação: 31/05/2023

Cerca